.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Grêmio 007: análise detalhada dos adversários é trunfo do time tricolor


Sala digital GrêmioLucas Oliveira, Thiago Duarte e Thiago Grinchpum
tocam a ideia (Foto: Globoesporte.com)

Se você é jogador de futebol, sorria, porque é grande a chance de estar sendo observado pelo Grêmio. O clube gaúcho tem uma estrutura montada especificamente para a análise de todos os atletas que interessam: os que vestem a camisa azul, os que defendem os adversários do time tricolor e os que podem reforçar a turma do Olímpico a qualquer momento. A Central de Dados Digitais do Grêmio, uma espécie de sala de espionagem em prol do clube, foi eleita a melhor do Brasil em pesquisa realizada pelo SporTV, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa.

O projeto é coordenado por Thiago Duarte, formado em educação física, com mestrado em treinamento em alto rendimento em Portugal. Ele é acompanhado por outros dois profissionais, Lucas Oliveira e Thiago Grinchpum. O trio, de uma sala do Olímpico, abastece a comissão técnica e a diretoria de todas as informações possíveis para o aprimoramento do time e a revelação das qualidades dos rivais.

O técnico Silas vê a análise estatística do elenco como um dos pontos fortes do Grêmio, como uma das bases do título gaúcho. A Central de Dados Digitais disseca o desempenho de cada atleta em campo. É levada em conta até a quantidade de toques que cada jogador dá na bola. Com base nos dados, é sugerido um caminho para o boleiro melhorar seu rendimento em campo, aprimorar eventuais lacunas em seu futebol.

Os responsáveis pelo setor contam com programas de edição, banco de dados e televisores de tela grande em sua sala, tudo para montar o material que é passado à comissão técnica. Saem dali os vídeos que Silas exibe aos atletas nas preleções. Alguns jogadores levam para casa, em pen-drives, material sobre os jogadores que terão que enfrentar.

- O Victor, por exemplo, pode ficar sabendo como são os batedores de pênalti da equipe com quem o Grêmio vai jogar – comentou Thiago Duarte.

A ideia ganhou força no Grêmio nos últimos anos. Em 2008, o projeto era de responsabilidade de Rafael Vieira, que depois foi levado por Mano Menezes para o Corinthians. Cícero Souza, gerente de futebol do Tricolor, também foi um dos criadores do setor. O diferencial, na visão dos profissionais que trabalham ali, é que eles não são especialistas em tecnologias, e sim em futebol. Thiago Duarte é auxiliar de campo do técnico Silas.

- O diferencial é a qualidade do trabalho. Não adianta saber operar as máquinas e não atingir o objetivo principal, que é o futebol – disse Thiago.

A sala onde é feito o monitoramento tem dois quadros. Em um deles, estão características de todos os clubes das Séries A e B do Brasileirão. Em outro, constam informações sobre todos os atletas brasileiros que atuam no exterior. Se a diretoria pensa em contratar um jogador, logo procura a Central de Dados Digitais do Grêmio. Ali, os “detetives” do clube fornecerão os detalhes sobre o reforço pretendido. Boa parte do atual elenco já esteve naquela parede. Agora, está no vestiário.